Especialidades
Fisioterapia
Esta unidade de fisioterapia está especialmente vocacionada para o tratamento e prevenção das lesões musculoesqueléticas e outras disfunções do aparelho locomotor.
Com um atendimento individualizado e altamente personalizado, os seus profissionais apresentam uma abordagem global que visa, preferencialmente, a resolução da causa dos problemas e a prevenção das suas recaídas.
A população alvo são utentes de todos os escalões etários e actividades, tendo no entanto uma maior prevalência no atendimento de desportistas (competição ou lazer) e de músicos (profissionais, amadores ou estudantes).
A intervenção é baseada numa avaliação, inicial e contínua, que permite uma permanente identificação dos problemas, o estabelecimento dos objectivos e a programação do plano terapêutico. O modelo educativo é grandemente valorizado nesta abordagem, sendo sempre explicado ao utente, a sua condição clínica, bem como, são apresentadas estratégias de continuidade do tratamento em casa.
Entre as múltiplas condições clínicas, agudas e crónicas, tratadas nesta unidade, apresentam-se algumas das mais frequentes:
Disfunções
Disfunções da coluna vertebral: lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, hérnias discais, disfunções da articulação sacro-ilíaca, instabilidade funcional, reabilitação pós-operatória da coluna vertebral, excesso de tensão muscular, etc.
Disfunções do ombro e cintura escapular: conflito sub-acromial, tendinopatias (tendinites), rupturas musculares e tendinosas, instabilidade articular, reabilitação pós-operatória do ombro, reabilitação pós-fracturas, lesões cápsulo-ligamentares das articulações gleno-umeral ou acromio-clavicular, etc.
Disfunções do cotovelo, punho e mão: “tennis elbow”, “golfers elbow”, síndrome do túnel cárpico, tenossinovite de De Quervain, rupturas tendinosas, lesões cápulo-ligamentares, lesões musculares, tendinopatias (tendinites), lesões dos dedos, reabilitação pós-operatória, reabilitação pós-fracturas, etc.
Disfunções do joelho: síndrome patelo-femural, lesões cápsulo-ligamentares, tendinopatias (tendinites) e rupturas musculo-tendinosas, reabilitação pós-operatória (ligamentoplastia do cruzado anterior, lesões meniscais, próteses, etc.), reabilitação pós-fracturas, etc.
Disfunções do tornozelo e pé: lesões cápsulo-ligamentares (mecanismo de entorse), tendinopatias (tendinite do T. Aquiles, etc.), instabilidade articular crónica, fasciíte plantar, metatarsalgias, lesões dos dedos, reabilitação pós-operatória, reabilitação pós-fracturas, etc.
Lesões e Rupturas musculares
Tendinopatias (tendinites, tendinoses, tenossinovites, etc.)
Rupturas tendinosas (lesões parciais, reabilitação pós-operatória de lesões totais, etc.)
Instabilidade articular funcional
Excesso de tensão muscular
Reabilitação
Reabilitação pós-operatória das diferentes regiões anatómicas
Reabilitação pós-imobilização em fracturas
Métodos e Técnicas de Intervenção
As modalidades terapêuticas utilizadas muito relacionadas com os métodos e técnicas de intervenção da Terapia Manual, no entanto também são utilizados outros tipos de intervenção:
Conceito de Maitland – Mobilização fisiológica e acessória
Conceito Ortopédico de Cyriax – Diagnóstico e terapêutica
Método de Mckenzie – Diagnóstico e tratamento mecânico
Método de David Butler para Mobilização do Sistema Nervoso – Neurodinâmica
Método de Mulligan – Mobilização com Movimento
Método de McConnell
Método de Busquet – Alongamento das Cadeias Musculares
Biofeedback Electromiográfico
Reprogramação Neuro-Motora – Reeducação proprioceptiva
Estabilização articular dinâmica e funcional
Terapia pelo movimento – Exercícios terapêuticos
Fortalecimento muscular (mecânico, manual e com banda de resistência progressiva – bandas elásticas)
Reeducação postural
Massagem
Ultra-sons terapêuticos
Electroterapia
Termoterapia
Crioterapia
Ligaduras Funcionais e outros Meios de Contenção Selectiva
Kinesiotaping