Corpo Clínico

Dermatologia

DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA

Dra. Constança Furtado

As doenças cutâneas na infância e na adolescência são um motivo frequente de consulta de Dermatologia. Regra geral nas consultas de Dermatologia Pediátrica organizadas nalguns Hospitais e Clínicas observam­se crianças e jovens até aos quinze anos inclusive. Estas consultas são feitas por Dermatologistas com particular interesse no estudo destas doenças e com uma grande disponibilidade de tempo, tempo para ouvir os pais e acompanhantes, para falar com as crianças e os jovens, para os observar, criar empatia e tempo para esclarecimento de todas as dúvidas.

Na primeira infância os motivos mais frequentes de consulta são o eczema atópico, o eczema seborreico , os nevos melanocíticos, congénitos, os hemangiomas infantis, os nevos sebáceos do couro cabeludo e as dermites da área das fraldas. À medida que a idade aumenta surgem então, para além do eczema atópico, as infecções cutâneas (virais – molusco contagioso, verrugas vulgares; fúngicas­tinhas; bacterianas – impétigo; e parasitárias – escabiose, pediculose), os nevos melanocíticos adquiridos, diversas alopecias e discromias. Com o aproximar da adolescência surgem então os casos de acne e onicocriptose.

Entre a rotina mais ou menos previsível de um dia de consulta surgem sempre casos mais esporádicos e raros de doenças eritematodescamativas, genodermatoses, doenças bolhosas, exantemas virais e toxidermias. Conhecimento e disponibilidade são as pedras chave nestas consultas.

CURRICULUM VITAE

Constança Maria Veiga Furtado nasceu a 22 de Julho de 1964 em Oeiras.

Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1989.

Internato Geral no Hospital Distrital de Cascais, no Centro de Saúde de Cascais, na Delegação de Saúde de Cascais e no Serviço de Tuberculose e Doenças Respiratórias de Alvide.

Estágio Complementar no Serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Cascais.

Internato Complementar no Serviço de Dermatovenereologia do Hospital do Desterro, em Lisboa, de Janeiro de 1992 a Dezembro de 1996.

Actividade como Assistente Hospitalar de Dermatologia no Hospital do Desterro e posteriormente no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Em Janeiro de 2001 tomou posse como Assistente de Dermatovenereologia da carreira médica hospitalar do Hospital Garcia de Orta.

Em 2005 adquiriu por concurso o grau de Consultora da carreira médica hospitalar, continuando a trabalhar no Serviço de Dermatovenereologia do Hospital Garcia de Orta.

Ao longo da sua carreira como Dermatologista apresentou múltiplos trabalhos científicos em reuniões nacionais e internacionais, tendo publicado ainda vários artigos em revistas científicas.